Notícias

04|novembro|2013
Linhão do Madeira inicia testes de transmissão de energia

linha04-11-13

Energia gerada pelas usinas Santo Antônio e Jirau percorre quase 2,4 mil km.

A Interligação Madeira – Porto Velho – Araraquara, conhecida como Linhão do Madeira, teve as obras concluídas e deu início aos testes de transmissão. A energia gerada pelas usinas Santo Antônio e Jirau já está sendo transportada de Rondônia até São Paulo, num percurso de quase 2,4 mil quilômetros, abastecendo o Sistema Interligado Nacional. A previsão é que a fase de comissionamento termine no final de novembro.

Sob a responsabilidade do Consórcio IE Madeira, composto por Furnas (24,5%), Chesf (24,5%) e Cteep (51%), o Linhão é essencial para interligar o Norte do País a São Paulo, assegurando energia aos principais centros de carga da região Sudeste.

“A conclusão também é uma vitória para o País, que passará a contar com um sistema de transmissão ainda mais robusto, aumentando a confiabilidade do fornecimento para o SIN”, destaca o presidente de Furnas, Flavio Decat.

Em corrente contínua de ±600 kV, o Linhão conta com 5 mil torres e atravessa 81 municípios, partindo do estado de Rondônia e passando por Mato Grosso, Goiás, Minas Gerais e São Paulo.

“Os testes tiveram total sucesso, demonstrando que o empreendimento está apto a escoar energia das usinas do rio Madeira, que somam mais de 6 GW de potência instalada”, acrescenta o diretor técnico do Consórcio IE Madeira, Armando Araújo.

Para que o condicionamento fosse realizado com sucesso, a Hidrelétrica Santo Antônio disponibilizou onze unidades de geração, o que permitiu transmitir 157 MW de energia para o estado de São Paulo. “A primeira transmissão é um fato histórico e a participação da hidrelétrica Santo Antônio nesta etapa reforça o compromisso da empresa com a oferta de energia de fonte limpa e renovável para o País”, comemora o diretor técnico da Santo Antônio Energia, Antônio de Pádua.

O Linhão superou barreiras técnicas, uma vez que passou por áreas bastante adversas e de difícil acesso, como 5 km que se encontravam submersos. A linha de transmissão atravessa três diferentes biomas, inclusive a selva amazônica. Ainda assim, a obra foi concluída em 24 meses após a Licença de Instalação, prazo considerado excelente para um empreendimento dessa magnitude.

Para efeito de comparação do desafio, o Linhão transportará quase a mesma potência do sistema de corrente contínua de Itaipu, porém a uma distância três vezes superior.

Fonte: http://www.jornaldaenergia.com.br/

Contato

ADMINISTRATIVO

Rua Angelo La Porta, 850, Centro

Florianópolis - SC - Brasil

CEP 88020-600

Tel/Fax: +55 (48) 3028 0809 / 3027-1651


COMERCIAL / ENGENHARIA / LOGÍSTICA

Rua Bahia, 8446, Passo Manso

Blumenau - SC - Brasil

CEP 89.032-525

Tel: +55 (47) 3232 8991

Fale Conosco

Nossos Clientes

  • coelbalogofinal
  • chesf-logo
  • celpe
  • copel-logo
  • cocel
  • celesc